No dia 27 de setembro realizou-se a comemoração do Setembro Azul, mês da Valorização da Comunidade Surda realizada na Escola Estadual Interventor Alcides Lins.
Para o vereador e Presidente da Câmara Municipal Daniel Araújo, é importante o dialeto em libras, o que permitiu a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e consequentemente a fala. Hoje no Brasil representa cerca de 5% da população, ou seja 10 milhões de pessoas, sendo 2,7 milhões são totalmente surdas. Porém só em 2022 que foi sancionada a Lai nº 10.436/2002, reconhecendo a LIBRA como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.
Nos últimos anos, o Brasil aderiu a LIBRAS e se faz presente em vários eventos, principalmente nos órgãos públicos, além da inclusão diferenciada em concursos públicos.
O dia 26 de setembro, dia Nacional do Surdo, foi instituído e oficializado por ser a data de fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos (INES), em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.
Infelizmente ainda temos preconceitos e a falta de acessibilidade comunicacional é um problema grave, a libras é a primeira língua dos surdos brasileiros, em outros países existe a linguagem de sinais, porém, diferente, por isto a educação bilíngue é sem dúvida um grande desafio para os surdos.
Engajados a esta causa, o Sr. Edivaldo Carlos da Fonseca, Diretor da E.E. Interventor Alcides Lins, fala da inclusão através do Curso Técnico de Libras que é ministrado na escola. São três turmas, sendo duas turmas do segundo período e uma turma do primeiro período, o curso tem duração de dois, sob a coordenação da Professora Maria de Fátima Ribeiro da Silva. O curso ministrado desde fevereiro de 2023 é aberto a todos os interessados, para se inscrever é exigindo o ensino médio completo.
Por tudo já descrito, demonstra a importância da conscientização e de cursos para vários profissionais, capacitando-os para atender as necessidades desta comunidade, para tornar o cotidiano mais acessível, mesmo sabendo que a inclusão na prática ainda não é fácil.