Home / Auto / Dicas para evitar problemas no radiador do seu carro
CONTRATE AGORA

Dicas para evitar problemas no radiador do seu carro

As dicas para evitar problemas no radiador do seu carro são mais que importantes, são essenciais: o radiador garante que a segurança do motor esteja em dia, sendo resfriado sempre que sua temperatura sobe.

Problemas com o radiador podem trazer uma série de problemas, desde os mecânicos que envolvem a quebra do motor, até de segurança, causando pane e queima elétrica devido ao motor esquentar demais.

Nesta matéria, vamos trazer sete dicas para evitar problemas no radiador do seu carro. Acompanhe a matéria!

Confira 7 dicas para evitar problemas no radiador do seu carro

1. Não use água, use aditivo

Nossa primeira das dicas para evitar problemas no radiador do seu carro é que use aditivo como fluido, não água. O aditivo possui propriedades que além de refrigerar o seu motor quando necessário, também realiza o processo de limpeza interno do mesmo.

Apesar de ser mais caro do que usar a água de sua casa, gera uma economia de longo prazo, preservando seu motor.

Se estivermos falando da compra de carros mais novos, como a busca por uma SW4, um Onix Plus ou uma Tucson à venda, sempre prefira aditivos para evitar problemas de longo prazo em seu motor.

2. Vai usar água? Prefira a filtrada

Alguns carros mais antigos que já geram muitos problemas podem não valer o custo com o aditivo. Pelo menos é isso o que muitos donos de carros usados pensam.

Nestes casos, quando o uso da água é preferível em relação ao aditivo, recomendamos que você utilize a água filtrada. Como a água não possui as propriedades de limpeza do aditivo, o mínimo que seu motor precisa é de uma água limpa.

3. Verifique o nível dos fluidos sempre que puder

O nível dos fluidos deve ser sempre verificado, não somente do radiador, como o óleo do seu carro também. Poderíamos tranquilamente estipular um período: “olhe a cada 7 dias”, “verifique de 3 em 3 dias”, mas isso é algo muito pessoal.

Seu carro pode esquentar mais o motor do que o carro seu vizinho, pode ter algum tipo de vazamento nas mangueiras, etc., que podem fazer com que o nível caia muito rapidamente ou de forma mais lenta.

4. Tome cuidado para a mangueira não se desconectar do reservatório

Um problema muito comum e que acontece mais do que você imagina é a desconexão da mangueira que leva o fluido do reservatório para o motor do seu carro.

Segundo a plataforma de baterias Moura, o radiador é o responsável por dissipar todo o calor do motor do seu carro durante uso, através dos fluidos.

Se a mangueira do reservatório se desconectar sem você perceber, o risco do motor fundir é muito grande.

Dependendo de quanto fluido haja no seu motor e por quanto tempo você o use sem a mangueira, são necessários menos de 10 quilômetros para que o motor esquente demais a ponto de quebrar, fundir ou pegar fogo. Tome cuidado!

5. Possíveis vazamentos devem ser sanados o mais rápido possível

Vazamentos na mangueira também são comuns. Muitas vezes você acha estranho o nível do reservatório baixar tão rápido e não sabe o verdadeiro motivo. Podem ser as mangueiras com algum tipo de furo.

Leve no mecânico e peça uma averiguação. Se estiver furada, troque a mangueira o mais rápido possível.

6. A pressão da tampa do reservatório deve estar em dia

Sabia que a tampa do reservatório possui pressão quando é rosqueada? Essa pressão evita que o ar de fora entre no reservatório, e que o fluido de seu interior saia para fora.

Problemas bobos nessa tampa, como a falta de pressão, podem fazer com que ela se desenrosque por conta própria e vaze líquido do reservatório. Troque-a o mais rápido possível caso isso esteja acontecendo com você!

7. Fique sempre de olho no painel do seu carro

Por fim, a última das nossas dicas para evitar problemas no radiador do seu carro é que você sempre fique de olho no painel.

Em viagens longas costumamos dispersar nossa atenção, falar com outros passageiros e dirigir no automático. O seu painel pode avisar que o motor está esquentando e você nem notar. Quando perceber, pode ser tarde demais.

Portanto, fique sempre de olho no que o painel está indicando a você. Se o motor estiver quente demais, pare e verifique o problema. Até a próxima!