Home / Geral / Dicas Polícia Militar sobre jogo Baleia Azul e Falso Sequestro

Dicas Polícia Militar sobre jogo Baleia Azul e Falso Sequestro

🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋🐳🐋
COMO IDENTIFICAR E AJUDAR SEU FILHO A NÃO SE ENVOLVER NO JOGO MACABRO “BALEIA AZUL – BLUE WHALE”

Dicas úteis sobre como os pais podem identificar e ajudar seus filhos a não se envolverem no jogo Baleia Azul(uma série de 50 ordens que desconhecidos dão a adolescentes, por meio de redes sociais, sendo que a última exige o suicídio do participante).

A Polícia investiga pelo menos dois casos de morte no Brasil: em Mato Grosso e na Paraíba. O caso de uma menina do Rio só não teve o mesmo fim trágico graças a intervenção de sua mãe.

A delegada interina da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Fernanda Fernandes está traçando um perfil dos participantes do jogo. Segundo a policial, costumam ser atraídos para esse tipo de troca de mensagens adolescentes entre 12 e 14 anos, em média, e quem entra tem medo de sair por medo das ameaças dos administradores. A delegada recomenda aos pais fiscalizarem o uso de redes sociais pelos filhos.

🤔🤔🤔🤔COMO SE PREVENIR🤔🤔🤔🤔

😮 MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO😮
Fique de olho se seu filho ou filha apresentou uma mudança brusca de comportamento. Isso pode ser sinal de que a criança ou adolescente esteja sofrendo com algo que não sabe lidar: _Isolamento, mudança no apetite, o fato de o adolescente passar muito tempo fechado no quarto ou usar roupas para se esquivar de mostrar o corpo são pistas de que sofre algo que não consegue falar_.

🙂 DEMONSTRE INTERESSE🙂
Para entender se o jovem está com problemas, é fundamental que *os pais se interessem por sua rotina*. Deve ser um desejo genuíno, e não momentâneo por conta da repercussão do jogo. _*Os pais devem conhecer a rotina dos filhos, entender o que fazem, conhecer os amigos*_.

😀 ESPAÇO PARA O DIÁLOGO😀
Filhos devem se sentir acolhidos. Por isso, é necessário que os pais revertam suas expectativas em relação a eles. *É preciso que o adolescente fique à vontade para falar de suas frustrações e se sinta apoiado*. _Se ele tiver um espaço para dividir suas angústias e for escutado_, tem um fator de PROTEÇÃO.

VULNERABILIDADE ✋
_O adolescente com autoestima baixa e sem vínculo familiar fortalecido é mais vulnerável a cair neste tipo de armadilha_. O adolescente que tem diálogo em casa, não é criticado o tempo todo e tem autoestima melhor tem risco menor. Muitas vezes o jovem não tem capacidade de discernir sobre todo o conteúdo ao qual é exposto, por isso, é importante o diálogo franco. CONVERSE COM SEU FILHO!

👍 CONFIANÇA👍
_O jovem precisa buscar pessoas em quem confia para compartilhar seus anseios_, seja na escola ou na família para que, se já estiver envolvido no jogo, não ceda às ameaças e entenda que quem está à frente do jogo deles são manipuladores.

📚 INICIATIVAS DA ESCOLA 📚
_As escolas podem ajudar a identificar situações de risco entre os alunos._
Não é qualquer criança que vai responder ao chamado de um jogo como esse, são os que têm situações de vulnerabilidade.
A escola ajuda a construir laços e tem papel fundamental de perceber como os alunos se desenvolvem. Alguns colégios, já cientes da viralização do jogo, começaram a pensar em alternativa para aumentar a conscientização sobre a importância de cuidar da vida.

↗↗ _DIVULGUE ESTAS INFORMAÇÕES. A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!_

🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨
👮 DICAS DA POLÍCIA MILITAR👮
_FALSO SEQUESTRO – NÃO CAIA NO GOLPE!_

✳ATENÇÃO A TODOS! !
Tenham cuidado com o golpe do FALSO SEQUESTRO. Os _infratores_ agem assim:

● O autor liga para o celular da vítima falando do sequestro de um parente.
● A estratégia usada é abalar psicologicamente a pessoa com frases fortes e fazendo ameaças de morte ao suposto refém.

🔵⭐🔴O autor vai manter você ao telefone, impedindo que desligue. _Esse é o segredo do sucesso do golpe_.
Quanto mais tempo ficar falando com o bandido no telefone, maior a chance de ser enganado e cair no golpe.

🔊 O autor sabe que se você desligar o telefone, vai pedir ajuda ou ligar para a polícia e o golpe será descoberto.

O PREÇO DO RESGATE é fazer recargas para celulares ou _depositar dinheiro em alguma conta bancária_ (a maioria das contas que eles vão lhe passar são do banco Caixa Econômica Federal e vão lhe pedir para ir principalmente em uma Casa Lotérica).

🔵⭐🔴 NÃO CAIA NO GOLPE.🔵⭐🔴
Se ligarem para você falando que sequestraram um parente seu, siga as nossas orientações:
🚨 Desligue imediatamente o telefone;
🚨 Não faça nada que o falso sequestrador mandar.

💥 A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA que você deve tomar é PEDIR AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA, amigos ou vizinho, e LIGAR PARA A POLÍCIA MILITAR;
💥Não faça recargas de telefone e nem deposite dinheiro.

👮 LEMBRE-SE: Você pode ficar bastante abalado(a) com a ligação e achar que realmente trata-se de um sequestro, MAS TRATA-SE DE GOLPE, por isso, não faça recargas de telefone e nem deposite dinheiro.

✳DESLIGUE O TELEFONE E PEÇA AJUDA DA POLÍCIA MILITAR 👮🏽👮🏽pelo telefone de EMERGÊNCIA: 190👮🏽👮🏽


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL – 14RPM

_Região Capitão Guimarães Rosa_
Rua Francisco Godoy, 233 – Bairro Curiango – Curvelo/MG

Fonte: Sargento Cristiane Amorim

Veja Também

Fórmula Vee fará primeira corrida da história em Minas Gerais na cidade de Curvelo

Em março, categoria terá duas provas em Curvelo e os fãs da velocidade poderão guiar ...