Home / Curvelo online / ROTARY NA PRAÇA CONTRA A POLIO: EVENTO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO EM CURVELO

ROTARY NA PRAÇA CONTRA A POLIO: EVENTO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO EM CURVELO

O Rotary na Praça Contra a Pólio chama a atenção sobre a importância da vacinação contra a Póliomelite para evitar ressurgimento da doença também conhecida como paralisia infantil, destacando o importante papel da imunização contra a pólio e de outras vacinas que salvam vidas.

O evento conta com atividades esportivas e de promoção da saúde, além de um almoço beneficente. As atividades acontecerão na praça central do Brasil, neste domingo dia 24 de Outubro de 8h às 13h e Almoço solidário será através de sistema de retirada no local e o cardápio é arroz de carreteiro. Os tickets para o almoço já estão sendo vendidos pelos rotarianos.

O evento que marca o dia Mundial de Combate à Pólio é uma iniciativa dos Clubs de Rotary da cidade em parceria com os demais clubes da família rotária de Curvelo: Rotaract, Interact e Casa da Amizade.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina.

 

O Rotary envolve a comunidade e o setor privado a contribuir para essa iniciativa. Atualmente o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária.

Os trabalhos que os Rotarys Clubs desenvolvem no combate à paralisia infantil tiveram inicio em 1979 e agora falta pouco para erradicar a doença no mundo. O Rotary International e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1985.

A preocupação hoje no Brasil é a queda da vacinação em crianças. Enquanto a pólio não for eliminada completamente, toda criança correrá o risco de contraí-la. É preciso reforçar a importância da imunização.

 

 

Em tempo:
O Dia Mundial contra a Pólio é em homenagem a Jonas Salk, cientista descobridor da primeira vacina contra a paralisia infantil. Chamada de Salk ou injetável, foi logo adotada pelos países ricos. Mas foi a vacina inventada pelo médico Albert Sabin que possibilitou o combate em escala global. Por ser oral, permitia fácil aplicação e baixo custo.

Veja Também

Movimento Regionalista promove primeiro seminário

O Movimento Regionalista através de seu idealizador Fabrício Neves (Belga) proporcionou em Curvelo o 1º ...