Home / Curvelo online / “SEMANA VERDE” MARCA O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO NO MEIO AMBIENTE EM CURVELO

“SEMANA VERDE” MARCA O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO NO MEIO AMBIENTE EM CURVELO

Marcando o mês da consciência ambiental, cuja principal data se comemora neste 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Curvelo lança o projeto SEMANA VERDE, que vai movimentar a cidade de 21 a 23 de junho.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Administração, Políticas Sociais e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Gerência Ambiental e Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, o evento, que acontecerá no espaço cultural do antigo Matadouro Municipal, será composto de mostra dos projetos ambientais desenvolvidos no âmbito do município durante três dias, que terão como objetivo fortalecer a consciência ambiental e disseminar as campanhas de sustentabilidade e preservação promovidas pelos parceiros do projeto.

AMPLA PARTICIPAÇÃO E GINCANA

De acordo com o Secretário de Administração, Políticas Sociais e Desenvolvimento Sustentável, Vitor Barcelos, o evento é uma oportunidade de se institucionalizar as ações que serão desenvolvidas, de modo que os resultados tenham longevidade e criem uma cultura de sustentabilidade para o município. “O projeto foi idealizado para alcançar todos representantes da sociedade civil, desde estudantes e trabalhadores até as empresas públicas e privadas e, para isso, firmamos importantes parcerias e alcançamos um leque de apoiadores que fomentarão toda execução do evento”, explica ele. Entre os parceiros, estão TIRO DE GUERRA 04-029; EMATER; IMA; FAC; ASCCARE; ARPA; CBH – VELHAS; SENAR; SEBRAE; COPASA; VALLOUREC; GRUPO PLANTAR; e AMERICA MEDICAL.

Todos os apoiadores terão espaço para divulgar os projetos de suas instituições. Simultaneamente ocorrerá a coleta dos resíduos recicláveis, eletroeletrônicos, perigosos como pilhas, baterias e lâmpadas e óleo de cozinha usado, o que se dará também por meio de uma gincana envolvendo as escolas participantes.

Todas as instituições de ensino estão convidadas a se inscreverem, de 12 a 15 de junho, pelo link https://forms.gle/sajYd2Hafe6VvsmK7 disponível no site da Prefeitura. Os primeiros lugares de das três categorias – ensino infantil, fundamental e médio – serão premiados. O município também fará a distribuição de mudas nativas e frutíferas para serem plantadas pelos moradores.

Entre as ações previstas, estão:

  • Conscientização para consumo, reciclagem e uso de água, baseados nos três Rs, Reduza, Reuse e Recicle;
  • Educação sobre a legislação ambiental brasileira;
  • Inovação ambiental por meio da biodiversidade nativa;
  • Debates sobre economia de baixo carbono, mudanças climáticas, degradação ambiental;

● Apoio à logística reversa.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Curvelo

Veja Também

URGENTE – DENGUE – Secretário de Saúde de Curvelo é sabatinado por vereadores em reunião

Na Reunião Ordinária de ontem (11), Câmara recebeu o secretário de saúde, Raphael Drummond para ...