
Na tarde da última sexta-feira (30/04/21) o município de Curvelo recebeu 8 MIL testes rápidos da Fundação Osvaldo Cruz / Ministério da Saúde através de articulações do vereador Daniel Araújo(PV) e de ofício despachado pelo prefeito Luiz Paulo(PP).
A carga chegou na Secretaria Municipal de Saúde e tem um valor total de R$159.280,00. Porém, esse valor não terá impacto nos cofres do município pois faz parte de uma frente de trabalho do Governo Federal ao enfrentamento à COVID-19 no país.
Em nota o vereador Daniel Araújo agradeceu ao amigo Claudiney Costa que foi um dos responsáveis para conquista: “Estava conversando com Claudiney sobre a dificuldade dos resultados demorarem a sair e ele disse que o Ministério da Saúde disponibilizava os testes para as prefeituras. Logo após a conversa iniciei um trabalho de sondagem junto ao ministério e após várias conversas com vários setores encontrei a fonte. Orientei o prefeito Luiz Paulo e o secretário de Saúde Raphael como teria de ser feito o ofício e para onde deveriam encaminhar e após 15 dias chegaram os testes que vão proporcionar mais agilidade no diagnóstico e possibilitar aos médicos iniciarem com um tratamento medicamentoso mais rápido. Essa ação no início da doença é de grande importância para que o paciente não evolua para fases mais graves da doença.”
O teste rápido para COVID-19, TR DPP® COVID-19 IgM/IgG – Bio-Manguinhos, é um teste imunocromatográfico numa plataforma de duplo percurso diferenciada. A tecnologia empregada nesse teste é uma evolução do teste rápido de fluxo lateral e consiste em um duplo teste de duplo percurso. Esta evolução tecnológica garante a ampliação dos níveis de sensibilidade e especificidade ao separar o processo de ligação antígeno-anticorpo do processo de revelação, com resultados confiáveis. Seu uso é adequado em algoritmos de múltiplos testes para suporte ao diagnóstico da infecção pelo vírus Sars-CoV-2. Uma vantagem desta plataforma é a leitura eletrônica do resultado por meio de um equipamento de pequeno porte chamado microleitor. Com a utilização do microleitor, é eliminada a subjetividade de leitura e diminuída a possibilidade de erro humano, além de possibilitar o registro automático e tratamento dos dados em computador, que pode ser incorporado ao leitor. O teste de duplo percurso diferenciado também possui vantagens adicionais aos testes rápidos tradicionais: utilizando apenas uma amostra é possível realizar duas reações independentes simultaneamente. Esse paralelismo permite a detecção diferenciada de IgM e IgG, a partir da mesma amostra.
Durante a reunião do COMITÊ COVID-19 em Curvelo o prefeito Luiz Paulo e o secretário de saúde Raphael destacam a importância da testagem rápida e informaram que o teste será realizado gratuitamente após avaliação médica e no público ativo, visto que existe alguns critérios para maior efetividade no resultado dos mesmos. Os testes serão disponibilizados nas unidade de saúde ao público ativo após avaliação médica, facilitando o diagnóstico e evitando que o cidadão circule pela cidade para realização de exames.