Os empreendimentos fazem parte do Programa “Mais Energia”, cujos investimentos somam cerca de R$ 80 milhões na região, beneficiando mais de 180 mil mineiros
A cidade de Curvelo recebe um conjunto de obras que representam um enorme reforço em sua infraestrutura energética: as novas subestações Curvelo 3 e Curvelo 4, a ampliação da subestação Curvelo 2 e a construção de três novas Linhas de Distribuição. Totalizando um investimento de cerca de R$ 80 milhões em melhorias no sistema elétrico da região, as obras fazem parte do Programa “Mais Energia” e vão beneficiar uma população de cerca de 180 mil mineiros.
Concluída em outubro, a subestação Curvelo 3 representa um incremento de 15 MVA de potência ao sistema elétrico da região, beneficiando, além de Curvelo, as cidades de Felixlândia, Papagaios, Paraopeba e Pompéu . O empreendimento ainda incluiu a construção da linha de distribuição Curvelo 3 – Paraopeba com 36km de extensão. As obras vão atender as demandas de energia da maior fábrica de nutrição animal do país, que fica em Curvelo.
A cidade também recebeu um equipamento denominado Subestação Compacta Integrada (SECI), que será parte da nova subestação Curvelo 4. A unidade possui uma concepção tecnológica moderna, pré-montada em fábrica, o que permite uma economia de tempo e espaço na construção da instalação. Prevista para dezembro, a subestação Curvelo 4 vai adicionar mais 15MVA de potência ao sistema elétrico da cidade e seu plano prevê ainda a construção da linha Cordisburgo – Curvelo 2 (Derivação SE Curvelo 4), com 10km de extensão.
Finalizando o conjunto de obras está em andamento a ampliação da subestação Curvelo 2, com previsão de ser concluída em março de 2025. A obra vai permitir um acréscimo de 25MVA de potência no sistema elétrico da região trazendo melhorias na qualidade de fornecimento de Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça e Presidente Juscelino.
O engenheiro líder da Cemig responsável pelas obras, Felipe Lacerda, afirma que a empresa está bastante focada e investindo pesado para promover um grande salto nos níveis de qualidade da infraestrutura energética da cidade de Curvelo e municípios do entorno. “Estamos concluindo obras que, somadas, trazem um incremento de 55 MVA para a região, o que representa uma capacidade de ligar mais de 100 mil novos clientes à rede elétrica. Preparamos o sistema elétrico de Curvelo e região para a chegada de novas indústrias e para o crescimento econômico e social futuro”, garantiu o engenheiro.
Fonte: CEMIG