Home / Curvelo online / Curvelo faz 142 anos

Curvelo faz 142 anos

Curvelo faz hoje 142 anos de Cidade

E eu lembro três gigantes unidos na celebração de nossas raízes

Em 15 de novembro de 1875, a Lei 2.153 elevou de Vila à categoria de Cidade o Distrito-Sede do Município de Curvelo, emancipado, a bem da verdade, em 1832, quando se desmembrou de Sabará, por Decreto da Regência Trina Permanente, em nome do Imperador Dom Pedro II, ainda menor de idade. Tornou-se, portanto, uma das datas magnas para os curvelanos.
Para a celebração disso, que tal ouvirmos Nara Leão, a Musa da Bossa Nova, cantando nossa cidade querida, numa composição de Luiz Cláudio e Guimarães Rosa?
Originalmente, a gravação de Nara está no LP “Música Popular do Centro-Oeste Sudeste 1” (1975). É a sexta faixa.
Quanto ao ilustre conterrâneo Luiz Cláudio, desnecessário tecer considerações sobre a importância de sua obra, uma vez que já o fizeram a contento figuras do estofo de Artur da Távola, Carlos Drummond de Andrade, Tárik de Souza e Ricardo Cravo Albin. Apenas saliento que Luiz Cláudio era um amigo querido. Trago na alma a alegria de tê-lo divulgado sempre que possível. Com ele vivo! Conversávamos ao telefone periodicamente, ele cantando pra mim com aquela voz de veludo. Guardo todas as correspondências dele, tanto as enviadas da Rua Fernando Ferrari, Botafogo, Rio, quanto as enviadas da cidade paulista de Guaratinguetá.
E atenção: este mês celebramos os 50 anos de saudade do autor de “Grande Sertão: Veredas”, que considerava Curvelo a capital de sua literatura.

Bem, eis o link para a canção:

Por: Newton Vieira

Veja Também

Fotos oficiais FESTA PEÃO 2017 – 3º Round

Confira os destaques em fotos do 3º round de montarias do rodeio nas modalidades Touros ...

Publicidade