A nota é o principal requisito para concorrer às vagas em instituições de ensino públicas por meio do Sisu. E também a vagas em faculdades particulares por meio do Fies e do ProUni. Mais de SEIS MILHÕES E CEM MIL pessoas compareceram a pelo menos UM dos dias de prova do Enem no ano passado. O índice de faltosos foi de quase 30 POR CENTO. Pouco mais de OITO MIL participantes foram eliminados.
O melhor desempenho médio dos estudantes foi na área de ciências humanas. Ela aborda conteúdos de história, geografia, sociologia e filosofia. Já o pior desempenho foi na área de linguagens e códigos, que cobra conhecimentos de português, literatura, artes, educação física e outros idiomas. Quase 300 MIL redações foram anuladas ou tiraram nota ZERO. Os principais motivos foram fuga ao tema e a falta no segundo dia de provas. O Ministro da Educação Mendonça Filho, acredita que os resultados mostram estagnação do ensino básico.
Os alunos que quiserem conferir o resultado do Enem podem acessar o site www.inep.gov.br e clicar no link do resultado do Enem. E para os que vão usar o resultado do exame para buscar vagas em universidades públicas ou particulares, fique ligado nas datas: O Sisu, que dá vagas em universidades públicas fica aberto entre os dias 24 e 27 de janeiro. O Prouni, que dá bolsas de estudo em faculdades particulares abre as inscrições do dia 30 de janeiro até 2 de fevereiro. E o Fies, para quem pensa em financiar os estudos, fica aberto entre os dias 6 e 9 de fevereiro.