Primeiro CASO SUSPEITO de CORONAVÍRUS em Curvelo

Primeiro CASO SUSPEITO de CORONAVÍRUS em Curvelo

12 de março de 2020 Off Por Daniel Araújo

Um homem de 47 anos retornou da Alemanha há poucos dias e apresentou febre, tosse e dificuldades para respirar. Segundo Rejane Valgas, secretária municipal de Saúde, ele procurou a unidade de saúde e o município de imediato notificou o Governo sobre a suspeita.

O paciente passou por exames que ainda estão sendo analisados e o resultado sairá em breve confirmando ou não CORONAVÍRUS. (ATUALIZAÇÃO 17/03/2020 – RESULTADO NEGATIVO)

Falava-se em 02 casos suspeitos, porém tratava-se da mesma pessoa. Ocorreu uma duplicidade de lançamento, explicou a secretária.

O paciente está sendo acompanhado pela secretaria municipal de Saúde, o quadro dele é estável e está apresentando melhoras desde o início do acompanhamento.

Além de todas essas medidas, o paciente encontra-se em isolamento na sua própria residência e a família já está orientada. O nome e endereço dele estão sendo preservados.

Pessoas que tenham os sintomas de gripe ou resfriado que estiveram em algum local com casos de CORONAVÍRUS e em até 14 dias tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, ligue para 136 ou procure uma unidade de saúde mais perto da sua casa.

O primeiro passo é a prevenção

Confira abaixo as orientações divulgadas pelo OMS – Organização Mundial de Saúde

Ambiente de trabalho

  • Mesas, cadeiras, telefones, teclados e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de Covid-19);
  • Se possível e em caso de surto, incitar o trabalho remoto (em um esquema de home office, por exemplo) auxilia a evitar contatos desnecessários. Fora isso, os funcionários deixam de usar o transporte público, onde há grandes aglomerações.

Promoção da higiene respiratória

  • Lenços descartáveis deveriam estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus;
  • Se você está doente ou com febre e sintomas respiratórios, não vá ao trabalho. Os dirigentes nunca deveriam cobrar a presença de pessoas doentes no serviço;
  • Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível;
  • A empresa deveria distribuir dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro.
  • Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem. Combine essa medida com outras de comunicação sobre higiene manual e outras atitudes saudáveis no serviço.

Viagens de trabalho

  • Assegure-se de checar as últimas informações sobre o avanço nos casos do novo coronavírus no local onde pretende ir;
  • Avalie os riscos e os benefícios da viagem. É possível postergar ou fazer uma reunião à distância?
  • Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações da Covid-19 merecem atenção especial ao considerar se vale a pena viajar a um local com muitos casos. Exemplos: pessoas com diabetes e doenças pulmonares ou cardíacas;
  • Considere levar álcool-geral para a viagem e lave bastante as mãos;
  • Saiba quem contatar em caso de infecção pelo novo coronavírus e obedeça as autoridades sanitárias locais;
  • Ao voltar de um lugar com surto ativo, fique especialmente atento aos sintomas dessa doença respiratória por 14 dias. A empresa também deve monitorar o indivíduo durante o período;
  • Se quaisquer sinais suspeitos aparecerem (tosse e até febre leve), fique em casa, evite contato próximo com os familiares e entre em contato com um médico.

Para finalizar o documento relembra que “agora é o momento para se preparar contra a Covid-19. Simples precauções podem fazer uma grande diferença. As ações que sugerimos protegerão os funcionários e até o negócio”.