Home / Automóveis / Volvo quer revolucionar convivência entre carros e bicicletas
SIGA NO INSTAGRAM

Volvo quer revolucionar convivência entre carros e bicicletas

Ciclistas e motoristas, cada vez mais, têm de dividir as ruas. Esta e uma questão que gera infindáveis discussões, na busca de soluções para reduzir o número de acidentes entre carros e bicicletas e para que sua convivência seja mais amigável. A resposta pode vir da tecnologia. Pelo menos é o que acredita a Volvo, a Ericsson e a fabricante de capacetes POC. Juntas, elas criaram um capacete que conecta motoristas e ciclistas.

bike2

O equipamento de segurança, além de proteger o ciclista, conecta-se via nuvem com o veículo. Assim, quando a bicicleta se aproximar, o motorista é avisado e vice-versa, como forma de evitar colisões. O sistema utiliza um aplicativo de celular, como o Strava, que compartilha a posição do ciclista em relação ao carro usando a rede de informações online da Volvo Cars.

O aviso ao motorista é feito por meio de um alerta no painel, mesmo se o ciclista estiver em um local onde o mcondutor do veículo não tenha contato visual. Já o ciclista é alertado por meio de uma luz vermelha no capacete. A tecnologia será apresentada na feira CES International, que acontece entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2015 em Las Vegas, Estados Unidos.

Confira no vídeo como funciona o capacete:

Fonte: IG

Veja Também

Extintor de incêndio em carro deixará de ser obrigatório

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso ...