Home / Curvelo online / Blitz do Crea-MG vai percorrer cerca de 150 empreendimentos na região Central de Minas
SIGA NO INSTAGRAM

Blitz do Crea-MG vai percorrer cerca de 150 empreendimentos na região Central de Minas

Créditos: Comunicação Crea- MG
Créditos: Comunicação Crea- MG

Uma equipe formada por três fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou no dia 1° de outubro, uma blitz de fiscalização nas cidades de Três Marias, Corinto, Augusto de Lima, Inimutaba, Presidente Juscelino, Joaquim Felício, Monjolos e Felixlândia. A ação, que será realizada até o dia 4 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 150 empreendimentos dos diversos segmentos da engenharia.
O principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe de Curvelo, que também é o coordenador estadual do Colégio de Inspetores do Crea-MG,  engenheiro civil Henrique de Freitas Galvão, explica que a fiscalização do Crea-MG se faz necessária em função da expansão do mercado imobiliário na região, com a construção de prédios com mais pavimentos e em áreas maiores. “O Crea-MG tem se preparado para esse tipo de ação que demanda uma operação maior. No entanto, a nossa atuação é ampla, não se concentra apenas em construção civil. Fiscalizamos todas as áreas em que há atuação do profissional da área tecnológica, como agronomia, mecânica, elétrica e ambiental”, afirma.
Iniciadas no ano passado, as blitz se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitz mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.
Balanço
No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitz em todas as regiões do estado, com um total de mais de 4 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Fonte: Anna Clara Andrade – CREA-MG

Veja Também

Lei que prioriza divórcio para vítimas de violência doméstica é sancionada: “Avanço”, diz especialista

Na última quarta-feira (30), foi sancionada a lei 13.894/19, que garante assistência jurídica e assegura ...