Home / Curvelo online / Vallourec Florestal chega aos 50 anos e mantém olhar em direção ao futuro
SIGA NO INSTAGRAM

Vallourec Florestal chega aos 50 anos e mantém olhar em direção ao futuro

Respeito ao meio ambiente, inovação e atenção à comunidade marcam a trajetória da Empresa

A Vallourec Florestal, responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A., completa 50 anos em 2019 e mantém vivo o espírito inovador e competitivo que contribuiu para sua longevidade.

Fundada em 1969, a Empresa conta hoje com 22 fazendas em 22 municípios nas regiões Centro, Norte e Noroeste de Minas Gerais e uma sede administrativa em Curvelo. Ao todo são 230.374 mil hectares de floresta plantada, sendo 109.557 mil hectares de áreas de preservação.

No cultivo de florestas de eucalipto no Brasil, é considerada uma das empresas mais desenvolvidas tecnologicamente em seu setor. A incessante busca por inovação e modernização, assim como a capacidade de se adaptar às demandas do mercado, sempre marcaram suas atividades. Isso garante a sustentabilidade no negócio e a possibilidade de se manter competitiva e atualizada.

“Nossa Unidade desempenha um papel de grande importância para o Grupo. Além de garantir a autonomia na produção do aço, uma vez que não depende de fornecedores externos de matéria prima (carvão e minério), contribui também para o equilíbrio entre a geração e a captura de CO2 ao longo do crescimento das florestas de eucalipto. A Empresa possui um alto nível tecnológico nos processos, desde o plantio até a produção de carvão, garantindo ainda mais a sua sustentabilidade”, declara Pedro Figueiredo, Superintendente Florestal.

A Vallourec Florestal também se destaca por promover desenvolvimento social nos territórios em que atua, com foco em educação, meio ambiente e geração de renda. A atenção às comunidades possibilita uma relação saudável entre a Empresa e seus diferentes públicos.

Um exemplo do trabalho em prol da comunidade é o Projeto de Apicultura. Há 15 anos, as áreas de plantio em oito fazendas da Empresa são cedidas para a instalação de apiários pelas associações de apicultores, como forma de geração de renda, ocupação e crescimento local. Eles aproveitam a vegetação como pasto apícola e garantem a produção de mel silvestre. Atualmente, a iniciativa beneficia 83 apicultores.

O programa Voluntários do Saber também é exemplo de atenção da Empresa com o seu entorno e oferece aulas de reforço escolar a estudantes da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, em Curvelo. Desde 2014 empregados da Empresa são liberados para acompanhar os estudantes em aulas de diferentes disciplinas, além de auxiliarem em questões como marketing pessoal e elaboração de currículo.

Inovação e tecnologia

Em 50 anos, a indústria brasileira evoluiu grandemente, e os constantes investimentos da Vallourec Florestal em pesquisa e inovação foram essenciais para que a Empresa se destacasse continuamente nesse cenário. Essas ações em prol do aprimoramento tecnológico podem ser conferidas no Centro de Competência Florestal. Localizado na fazenda Itapoã, no município de Paraopeba, o Centro conta com modernos laboratórios e atua no desenvolvimento de pesquisas em melhoramento genético, nutrição e proteção florestal, de forma a garantir o maior aproveitamento das áreas de plantio e a produção de clones que possuam melhores características e rendimento.

No setor de carbonização o investimento em pesquisa também é intenso. A Vallourec Florestal investe em tecnologia capaz de gerar um carvão vegetal com maior qualidade e rendimento, impactando positivamente na produção do aço e contribuindo para aumentar a competitividade da Empresa. Um bom exemplo é a Carboval, uma planta de carbonização contínua que opera dentro dos mais modernos padrões de segurança e ambientais.

Com meio século de existência, a Empresa reafirma o seu propósito de continuar evoluindo em busca da sustentabilidade, assegurando o cuidado com o meio ambiente, o respeito pelas comunidades e o compromisso com a qualidade de vida de seus empregados.

Sobre a Vallourec

A Vallourec é líder mundial em soluções tubulares Premium, fornecendo principalmente para os mercados de energia (óleo & gás, geração de energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e construção). Com aproximadamente 19.500 empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento, a Vallourec trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos: oferecemos soluções inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar todos os projetos possíveis.

No Brasil, a Vallourec possui seis unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a Vallourec Florestal é responsável pela produção de carvão vegetal que abastece o alto-forno das unidades produtoras de tubos; e a Vallourec Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro. No Rio de Janeiro, a Vallourec Transportes e Serviços (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. No Espírito Santo, a unidade Tubos Soldados Atlântico (TSA) produz tubos de aço com solda helicoidal de grande diâmetro (de 16” a 60”) para diversas aplicações, como gasodutos, oleodutos, condução de fluidos, estrutural e saneamento.

www.vallourec.com

Fonte e Fotos: Press Comunicação

Veja Também

CARNAVAL DE CURVELO VOLTOU PRA FICAR

CARNAVAL DE CURVELO VOLTOU PRA FICAR Há alguns anos, Curvelo voltou a realizar o Carnaval. ...

WhatsApp - ONLINE whatsapp