Home / Curvelo online / Bancos deverão cumprir com o tempo máximo de atendimento

Bancos deverão cumprir com o tempo máximo de atendimento

Decreto de 15 de Março de 2018 assinado pelo prefeito Maurílio Guimarães vem regulamentar o tempo de atendimento da rede bancária do município.

Bancos tiveram 60 (sessenta) dias para atender a todas as meditas expedidas pelo decreto.

A máxima “tempo é dinheiro” nunca se fez tão presente, a correria do dia a dia e as inúmeras responsabilidades do atual consumidor não dá espaço ao desperdiço de tempo, ainda mais quando tratamos de horas mal utilizadas nas filas para atendimento bancário. É inquestionável que os meios tecnológicos facilitam muito nossa vida, entretanto, mesmo que inúmeras transações e operações possam ser realizadas por telefone, internet ou terminais de autoatendimento, algumas situações requerem o comparecimento às agências, que é quando surge um problema cotidiano: a extrema demora para ser atendido.

Ocorre que no nosso país não há uma legislação federal, que regulamente de forma ampla o tempo que se deve aguardar para ser atendido nas instituições bancárias. A competência é atribuída aos municípios, e hoje, através do decreto 3.359/18 que regulamentou a Lei 2.324/05, o município de Curvelo possui mais um dispositivo legal que busca garantir ao consumidor a qualidade na prestação do referido serviço. Sendo assim, qualquer cliente/usuário, que tiver que esperar tempo superior a 15 minutos em dias normais, ou quando essa espera extrapolar 20 minutos em véspera de feriado, no dia imediato a este, ou também em dias de pagamento, poderá e deverá formalizar denúncia junto ao Procon, para fins de aplicação das sanções previstas no mencionado decreto.

Ainda será necessário a observância a alguns requisitos:

1 – Este consumidor terá o prazo de até dois dias úteis, a contar da ocorrência para apresentar a reclamação junto ao Órgão;

2 – O meio para comprovação da referida violação é através da senha, comprovante indispensável, e onde se deve constar o horário de chegada e o horário do efetivo atendimento;

3 – O denunciante deverá apresentar o seu documento identidade, CPF e comprovante de residência.

Por fim, é inegável que a eficiência na prestação dos serviços, direito basilar de todo e qualquer consumidor, não abrange apenas o que é fornecido, mas também como se dá esse fornecimento, mas para que haja mudanças é preciso que o consumidor saia do comodismo e requeira o cumprimento aos seus direitos.

Para ter acesso ao decreto completo CLIQUE AQUI

DECRETO 3.359 – Horário de Atendimento do banco

Fonte: Nayara Gomes e Karine Mendes de Paula – PROCON Curvelo

Veja Também

Domingo tem Mineiro de Automobilismo em Curvelo

A etapa de abertura do Campeonato Mineiro de Automobilismo começa no próximo domingo (9), em ...

Publicidade