Home / COLUNAS / Afonso Guerra-Baião / ÁRVORE DE PÁSCOA
SIGA NO INSTAGRAM

ÁRVORE DE PÁSCOA

Pensei em escrever um texto sobre páscoa. Mais que pensei, senti a necessidade de desenvolver esse tema de superação, de transformação, de ressurreição, num momento em que, isolados em quarentena, temos afinal tempo para temer a morte.

Mas para escrever algo que fosse mesmo um texto e não mero monte de clichês, um rosário de lugares comuns e repetições, eu precisava de imagens cujo simbolismo eu pudesse transfigurar em palavras. E, buscando, encontrei uma imagem: a imagem da árvore.

Primeiro eu a encontrei em versos de Rainer Maria Rilke:

“O espaço, fora de nós, ganha e traduz as coisas: / Se queres ganhar a existência de uma árvore, / Reveste-a de espaço interno, / Esse espaço que tem seu ser em ti.”

            Depois, a força simbólica da árvore me chegou através das palavras de um filósofo, Gaston Bachelard, que reforçam os sentidos que li em Rilke: “A árvore nunca se estabelece como ser acabado. Ela tem sempre um destino de grandeza. Esse destino ela o propaga. A árvore faz crescer tudo o que a rodeia.”

Encontrada a imagem, por graça dessas leituras, eu entrei no jogo das palavras, chegando a esse poema que posto aqui como um texto de Páscoa:

 

ÁRVORE

A árvore soletra em floração

a mensagem do mistério

que as raízes estudam no chão.

A árvore fala nos frutos

os sentidos que as sementes

plantarão no mundo.

A árvore guarda no silêncio

das copas fechadas o segredo

que revela ao vento.

 

Afonso Guerra-Baião, professor e escritor. Publicou as narrativas O INIMIGO DO POVO e A NOITE DO MEU BEM pela Amazon. Tem textos publicados em revistas literárias como o Suplemento Literário de Minas Gerais. Colabora em jornais e em sites como Curvelo online. Publica também em sua página no Face e em seu blog no You Tube.
Acaba de publicar SONETOS DE BEM-DIZER / DE MALDIZER, um livro que explora duas vertentes da poética clássica: a lírica, que provoca a emoção e a reflexão, e a satírica, que libera o riso e a catarse.
Afonso é torcedor do Galo.

 

Veja Também

O COVID-19 ou A COVID-19? DICAS DE PORTUGUÊS EM TEMPO DE PANDEMIA

Embora o país se encontre em estado de calamidade, o idioma não deve ser tratado ...

REDUZA O VALOR DA SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
SAIBA MAIS ASSISTINDO ESSE VÍDEOEU QUERO ECONOMIZAR

WhatsApp - ONLINE whatsapp